39 Rue Victor Schoelcher,
BP 50169 97300 Cayenne

Transformé pour servir !

+594 594 25 64 26 -
e-Mail : secretariatmissadv@gmail.com

A votre service

lundi-mardi-jeudi 08:30–14:00
mercredi-vendredi 08:30–13:00

Fermé - Samedi-Dimanche

Encarar a pessoa no espelho

O grande apelo do mundo virtual está no fato de que ele oferece aos usuários a chance de escapar. Nesse mundo, eles sentem que podem esconder sua identidade e realizar todas as suas fantasias sem sofrer as consequências. A capacidade de ocultar a identidade oferece uma sensação de liberdade, o que, afinal de contas, não é algo ruim de se querer. Mas a liberdade irrestrita de ação é possível?

 

Bom ou ruim ?

Ao longo da história, os teóricos da natureza humana contribuíram essencialmente para duas perspectivas de interesse para o tema deste artigo: a perspectiva perfeccionista e a perspectiva antitética. A visão perfeccionista da natureza humana afirma que os seres humanos são intrinsecamente bons, em contraste com o ambiente e o contexto em que vivem. A perspectiva antitética afirma que o indivíduo é intrinsecamente corrupto e, portanto, precisa de certas restrições para agir corretamente. As pessoas são intrinsecamente boas ou ruins? Qual é a verdade?

 

Se o homem é bom por natureza, por que, ao longo da história humana, tem havido mais mal do que bem (guerras, exploração de outros seres humanos, etc.)? A Bíblia oferece uma perspectiva bastante ampla e confiável sobre a natureza humana e, ao mesmo tempo, uma descrição detalhada de seu processo de degradação moral. O livro de Gênesis mostra como o mal entrou em nosso mundo por escolha humana. De acordo com a Bíblia, a partir desse momento, o primeiro impulso da humanidade foi em direção ao mal.

 

Mais tarde, o rei Davi disse no Salmo 51:7: « Quando minha mãe me concebeu, eu já estava marcado pelo pecado. Nos Evangelhos, Jesus Cristo declara que a humanidade é fundamentalmente pecadora: « Se vocês são tão maus quanto são […] » (Mateus 7.11). Ao escrever essas palavras, o apóstolo Paulo enfatizou que a humanidade é propensa ao mal: « Porque já provamos que tanto judeus como não judeus estão debaixo do poder do pecado, como está escrito: Não há justo, nem um sequer; não há ninguém que tenha entendimento, nem que busque a Deus; todos se desviaram, todos se perverteram juntamente; não há ninguém que faça o bem, nem um sequer; […] todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus » (Romanos 3.9-12,23).

 

O apóstolo João é igualmente categórico sobre a natureza pecaminosa da humanidade: « Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós […] Se dissermos que não temos pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. [Se dissermos que não temos pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós » (1 João 1:8,10). Portanto, toda a Bíblia reforça a ideia de que nenhum ser humano pode afirmar que não foi tocado pelo pecado.

 

Se a natureza humana é fundamentalmente pecaminosa, então cada pessoa é portadora em potencial de toda forma de maldade (tanto em tipo quanto em grau). Esse fato deve fazer com que cada ser humano esteja ciente de sua inclinação ou propensão a cometer o mal em um ambiente que o favoreça. As circunstâncias simplesmente desencadeiam a manifestação ou a ressonância do mal que existe nos seres humanos. A humanidade tem a inclinação, a predisposição e o impulso para o mal. Isso ameaça a própria ideia de comunidade e sociedade.

 

Reabilitaçãoe submissão…

Como a sociedade humana pode existir e se manter se considerarmos que todos nós somos fundamentalmente ruins? A necessidade de regras ou leis que governem os relacionamentos humanos é óbvia, e Deus deu ao povo recém-criado uma lei de obediência logo após a criação. A lei da obediência foi representada pela proibição de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, um mandamento que testou a disposição da primeira família de obedecer a Deus. Foi um teste de maturidade, cuja instituição demonstrou a necessidade de ordem e disciplina, necessárias mesmo em um mundo onde o pecado ainda não existia. A liberdade de escolha do ser recém-criado também implicava a possibilidade de escolher o mal, e foi exatamente isso que aconteceu.

 

…ou o renascimento?

Se esse era o caso antes de os primeiros seres humanos caírem em pecado, a situação é ainda mais significativa agora que a natureza da humanidade caiu e as pessoas têm inclinações e tendências para o mal. Em seu estado atual, os seres humanos não precisam cultivar o mal para fazer isso. De acordo com a Bíblia, o mal não é apenas o ambiente inadequado em que nascemos. O mal faz parte de nossa natureza inata. Ela faz parte de nosso código genético.

 

Se, imediatamente após a criação, os seres humanos podiam escolher por si mesmos entre o mal e o bem, hoje eles não podem deixar de fazer o mal. É necessário um poder fora da natureza humana para ajudar as pessoas a escolher o bem. Em seu diálogo com Nicodemos, um dos membros do Sinédrio, Jesus Cristo faz uma distinção entre a vida moral e a vida espiritual. No que diz respeito à soteriologia, a moralidade não é suficiente; é necessário algo mais. « Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus » (João 3.3).

 

O renascimento de que fala Jesus Cristo nada mais é do que o processo de transformação do ser humano, que começa com a morte redentora de Jesus. O salário do pecado é a morte, mas Cristo tomou o nosso lugar. A Bíblia não deixa de apresentar os estágios do processo de transformação efetiva do ser humano: (1) libertação da culpa do pecado (o estágio do perdão da culpa do pecado); (2) libertação do poder do pecado (o estágio da santificação/transformação efetiva); e (3) libertação da natureza pecaminosa (o estágio da glorificação, o retorno de Jesus Cristo, quando Deus mudará a natureza do homem).

 

Entretanto, o que quer que Deus faça pelos seres humanos no processo de transformação não invalida o papel de sua lei. O Sermão da Montanha não é uma anulação da lei, mas uma reafirmação dela, uma reabilitação e atualização de seus significados perdidos ao longo dos séculos. A regra proposta por Jesus, « Tudo o que vocês quiserem que os homens lhes façam, façam também vocês a eles, pois é isso que a lei e os profetas ensinam » (Mateus 7.12), não representa um ideal utópico, mas sim um desejo de estabelecer a ordem na vida individual e social. O homem pode seguir essa regra impondo autocontrole, de modo que sua liberdade não afete negativamente a dos outros.

 

Ao falar dos últimos dias, o Apocalipse enfatiza a existência do povo de Deus, que guarda « os mandamentos de Deus e a fé em Jesus » (Apocalipse 14:12). A lei de Deus não é apenas um estágio no processo de transformação humana. Para a humanidade e o universo, é o próprio fundamento do governo de Deus.

 

 

Por Marius Mitrache

More Articles